Operação no Amazonas apreende 4 toneladas de pescado ilegal

Ação do Ibama combate pesca predatória e reforça fiscalização ambiental na região Norte

06/05/2025 às 11:34 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (SEMA/AM) e o Batalhão de Policiamento Ambiental, finalizou nesta segunda-feira (5) a Operação Gaspar na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, localizada a 223 quilômetros de Manaus. A operação visou combater a pesca ilegal e a caça na região.

Durante a ação, os agentes ambientais fiscalizaram embarcações e flutuantes, além de abordarem suspeitos de atividades ilegais. Foram apreendidas mais de quatro toneladas de pescado ilegal, incluindo três toneladas de pirarucu, uma espécie protegida pela Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (Cites). A operação resultou na emissão de 15 autos de infração, totalizando R$ 464 mil em multas.

Todo o pescado apreendido foi doado à comunidade local, como parte de uma iniciativa para mitigar os impactos da pesca ilegal e beneficiar a população da região. A RDS Piagaçu-Purus, que abrange áreas dos municípios de Beruri, Anori, Tapauá e Coari, possui cerca de 1 milhão de hectares e é vital para a conservação dos ecossistemas amazônicos.

A Operação Gaspar destaca o compromisso das autoridades em proteger a biodiversidade da Amazônia e combater crimes ambientais que ameaçam a região.

Informações: Assessoria de Comunicação Social do Ibama