Sabores da tradição: produtores artesanais marcam presença na semana do trabalho
Evento destaca a importância dos alimentos artesanais e tradicionais na geração de renda, cultura e desenvolvimento sustentável
Produtos do programa de alimentos artesanais e tradicionais, do sistema CNA/Senar, estão em exposição na semana do trabalho, que ocorre até sexta-feira (9) no estacionamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília (DF). O evento celebra o dia do trabalhador e conta com a participação de produtores do Distrito Federal.
Os expositores estão vendendo uma variedade de produtos artesanais em uma feira montada no local. O programa alimentos artesanais e tradicionais visa promover e valorizar os produtos rurais, destacando a cultura regional e o reconhecimento dos produtos brasileiros.
Um dos destaques da feira é a cachaça Remedim, premiada como a melhor cachaça de prata no Prêmio CNA Brasil Artesanal. João Chaves, produtor da bebida, enfatiza a importância de apresentar o produto em Brasília, que se destaca como um polo de cachaça e produtos artesanais.
Além da cachaça, os visitantes podem experimentar e adquirir uma variedade de produtos, incluindo pimentas, geleias, queijos, salames, temperos, licores, biscoitos e doces. Entre as novidades, está a goiabada com 70% menos açúcar, além de versões com banana, morango e amendoim, e opções zero açúcar.
Priscila Mara Bizzi de Ávila, produtora de molhos e geleias, ressalta a relevância de participar da semana do trabalho. "É um lugar central, com muitas pessoas passando e isso nos dá a possibilidade de expor e vender nossos produtos. Temos uma boa expectativa", afirma.
Fernanda Regina Silva, assessora técnica da CNA, destaca que a feira serve como uma vitrine para dar visibilidade e reconhecimento aos produtores e seus produtos. “Eles fazem parte do Programa de Alimentos Tradicionais e são atendidos pelo Senar com Assistência Técnica e Gerencial. Alguns já foram premiados em nossos concursos de qualidade”, conclui.
O evento é uma oportunidade para os produtores locais se conectarem com o público e promoverem a riqueza da produção artesanal do Distrito Federal.
Informações: Confederação Nacional da Agricultura (CNA)