Vendas de carros na China sobem em junho, apesar de pressão por estabilização de preços

08/07/2025 às 10:20 atualizado por - Estadão
Siga-nos no Google News

As vendas de carros na China aumentaram de forma acentuada em junho, embora as montadoras tenham começado a reduzir os estoques em meio à fiscalização mais intensa do governo sobre práticas de preços da indústria automotiva.

As vendas no varejo de carros de passeio avançaram 18% em relação a igual mês do ano passado, para 2,1 milhões de unidades, segundo dados da associação chinesa do setor, conhecida como CPCA pela sigla em inglês.

Um programa federal para incentivar a troca de carros deu grande impulso à demanda em junho, segundo a CPCA. No entanto, o sentimento no mercado começou a esfriar em meio à redução de subsídios, com alguns consumidores optando por esperar antes de decidir sobre a aquisição de carros novos, disse a associação.

A indústria automotiva da China está sob pressão do governo, que alertou montadoras a evitarem cortes de preços "tóxicos", em uma postura que afetou o otimismo em relação ao setor e levou analistas a questionar como a demanda se sustentará sem reduções agressivas de preços. A produção também diminuiu, à medida que as empresas chinesas buscam reduzir os estoques diante de críticas de autoridades sobre a guerra de preços.

Por enquanto, as vendas de veículos elétricos permanecem robustas. As vendas no varejo de carros elétricos e híbridos tiveram expansão anual de 30% em junho, para 1,1 milhão de unidades, de acordo com a CPCA. No primeiro semestre, as vendas na categoria somaram 5,47 milhões de veículos, alta de 33% em relação ao período equivalente do ano passado.

Apenas as vendas da americana Tesla, de Elon Musk, subiram 0,8% na confronto anual de junho, para 71.599 unidades, dando sinais de recuperação em relação a maio. Fonte: Dow Jones Newswires*.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.