Produção industrial cai em 7 regiões; Bahia tem resultado positivo
Balanço divulgado pelo IBGE compila dados da passagem de junho para julho deste ano
O nível de produção industrial brasileira caiu em sete dos 15 locais pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) na passagem de junho para julho deste ano. De acordo com dados divulgados no final semana pelo Instituto, o principal recuo foi no Estado do Amazonas, com queda de 14,4%,
A retração em São Paulo, de 2,9%, segundo o IBGE, foi a segunda maior, mas foi a que mais influenciou no resultado mensal, já que a produção paulista é uma das que tem o maior peso no cenário nacional.
A produção nacional caiu 1,3% em julho, na comparação com junho.
Também tiveram queda na produção industrial no sétimo mês do ano os estados de Minas Gerais e Pará, com recuos na casa de 2%; Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro registraram quedas entre 1,7 e 1,4%
Destaques
O Estado da Bahia teve o maior crescimento na produção na passagem de junho para julho, 6,7%, e foi a segunda maior influência positiva, impulsionada pelo setor de derivados do petróleo. A primeira influência positiva do mês de julho veio do estado do Paraná, onde a indústria cresceu 3,3%, resultado puxado pelo setor de veículos e pelo de derivados do petróleo.
Espírito Santo, a região Nordeste, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso e Goiás completam a lista dos locais com resultados regionais positivos no sétimo mês do ano.
Fonte: IBGE
Foto de capa: Agência Brasil