Melão: nova safra promete impulsionar mercado nas próximas semanas
Com a aproximação da colheita, produtores e compradores se preparam para um possível aumento na oferta e ajustes nos preços
A safra principal de melão do Vale do São Francisco, que tradicionalmente começa em abril, deve ter um início mais lento este ano devido às chuvas de janeiro, que impactaram o manejo do solo e atrasaram o plantio. Apesar disso, a qualidade das frutas colhidas pode não ser afetada, uma vez que as chuvas foram pontuais e o volume de precipitação diminuiu nas regiões da Bahia e Pernambuco.
Em fevereiro, o plantio avançou de forma significativa, com relatos de aumento na área cultivada, impulsionado pela alta nos preços, que atrai novos produtores ao mercado. Em março, os preços continuaram a subir, reflexo da baixa oferta interna, especialmente com o término da safra do Rio Grande do Norte e Ceará.
No mês passado, os preços médios do melão amarelo a granel alcançaram R$ 2,40 por quilo, conforme dados do Hortifrúti/Cepea. A expectativa é que a demanda continue a crescer, à medida que a safra do Vale do São Francisco se aproxima, mesmo com o atraso no plantio.
Informações: Hfbrasil.org.br