Soja: Vazio sanitário no Tocantins começa dia 1º de julho
São Paulo, 25/06/2026 - O Estado do Tocantins dará início, em 1º de julho, ao período do vazio sanitário da soja, medida que segue até 30 de setembro e tem como objetivo reduzir a incidência da ferrugem asiática, considerada a principal doença da cultura. Durante o período, fica proibido o plantio e a manutenção de plantas vivas de soja no campo.
A determinação é coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec), que realizará ações de monitoramento e fiscalização nas áreas cultivadas para garantir o cumprimento da medida, dia a Secretaria de Agricultura do Estado, em nota.
Apesar da restrição, o Tocantins manterá autorizados, em caráter excepcional, cultivos destinados à pesquisa em terras altas e à produção de sementes, incluindo sementes para uso próprio e projetos de pesquisa e ensino desenvolvidos nas Planícies Tropicais sob sistema de subirrigação.



