Três possíveis focos de gripe aviária ainda estão em investigação pelo Mapa
Ministério da Agricultura apresentou resultado de três outros focos negativos em granjas de subsistências em Nova Brasilândia/MT, Grancho Cardoso/SE e Triunfo/RS.
Em coletiva de imprensa realizada no início da noite desta segunda-feira (19/5), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, falou sobre os casos que estão em investigação sobre a gripe aviária no Brasil. Tiveram resultados negativos os casos investigados em Nova Brasilândia/MT, Grancho Cardoso/SE e Triunfo/RS, todas criações de subsistência. Três casos suspeitos ainda estão em análise: Ipumirim/SC e Aguiarnópolis/TO, que são granjas comerciais; e em Salitre/CE que é uma produção de subsistência.
11 países estão com alguma restrição e que já notificaram o Brasil. Estão com importação suspensa de todo o território brasileiro: México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina. O Japão está com restrição apenas para Montenegro/RS e Singapura para um raio de 10km do foco.
Além desses países, existem os que tem um protocolo de fechamento das exportações quando indicado foco de gripe aviária: China, União Europeia, África do Sul, Rússia, Peru, República Dominicana, Marrocos, Sri Lanka, Bolívia e Paquistão.