Tempo firme na região Brasil Central favorece a colheita de soja nesta terça-feira
Previsão do tempo indica chuva forte no Sul do país
Previsão do Tempo
A formação de um bloqueio atmosférico manterá as frentes frias chuvosas sobre a Região Sul, sul do Paraguai, sobre o Uruguai e boa parte da Argentina nesta semana. Para essa terça-feira (23), com reforço dos ventos úmidos que sopram de forma constante entre o oceano e o continente, há atenção especial para Santa Catarina e litoral do Paraná: espera-se chuva de moderada a forte, com ventos de até 50km/h, aumento de nebulosidade e condição para chuva a qualquer momento do dia, por isso, atenção à formação de pontos de alagamentos e possibilidade deslizamentos de terra/encosta.
Também chove no Rio Grande do Sul, mas em forma de pancadas com trovoadas concentradas à tarde na maior parte do estado. Sobre o Paraná, as chuvas são mais irregulares e passageiras. Se por um lado a chuva forte paralisa as atividades de colheita da soja no Rio Grande do Sul, por outro lado, mantém elevada a umidade do solo para áreas ainda em desenvolvimento, como é o caso da segunda safra de milho no sudoeste e sul do Paraná.
Enquanto a precipitação mais intensa se concentra no Sul do país, entre o norte do Paraná e em boa parte das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e o estado da Bahia, ao contrário, a chuva enfraquecerá consideravelmente nesta semana e a terça-feira será marcada predominantemente por tempo firme e quente, praticamente sem chuvas, por isso, esta será a oportunidade para finalizar as atividades de colheita de soja de boa parte do Brasil central.
Ainda sobre o Sudeste e Centro-Oeste, chances de chuvas rápidas no litoral de São Paulo (devido à circulação de ventos úmidos, entrada da brisa marítima), pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, sobretudo atingindo o sul de MG, com chances de trovoadas (por conta do aumento de umidade e orografia local, numa condição conhecida como circulação vale-montanha).
Também há condições de pancadas irregulares, concentradas no período da tarde, com curta duração mas com potencial para trovoadas entre MS e MT, devido à presença de instabilidades horárias em níveis altos da atmosfera, os conhecidos vórtices ciclônicos.
Sobre a região Norte e Nordeste, a ZCIT continua prevalecendo e aumenta, ainda mais, a chuva sobre a faixa norte do Nordeste, atenção especial ao Ceará, onde há previsão de volumes altos, capazes de gerar pontos de alagamentos e trovoadas; além disso, chuva mais frequente no litoral de Alagoas, entre a noite e madrugada.
Chove forte também entre o norte de Rondônia, Amazonas e Roraima, devido às instabilidades em médios níveis. Condições para nevoeiros em Foz do Iguaçu, litoral e Serra do Mar paulista (entre Baixada Santista e a Capital).
Informações por Somar Meteorologia