Tempo firme favorece colheita do café em SP e MG
Massa de ar frio ainda deixa manhã gelada no centro-sul do Brasil
Nesta sexta-feira (4), a previsão ainda é de tempo instável em áreas da Região Sudeste. A atuação dos ventos que sopram do oceano em direção ao continente mantém a chuva frequente no litoral norte de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Os acumulados podem ser expressivos ao longo do dia.
No Nordeste, a chuva tende a aumentar em Salvador e segue com forte intensidade entre o litoral de Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Já na Região Norte, há previsão de temporais entre o norte do Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e o estado do Amapá.
Por outro lado, grande parte do país deve ter uma sexta-feira de tempo firme, favorecendo o avanço da colheita da cana-de-açúcar e do café nas principais áreas produtoras do Sudeste, além da semeadura do trigo em Santa Catarina e no Paraná.
Em relação à massa de ar frio, o dia ainda deve começar gelado no centro-sul do Brasil, com possibilidade de geada na Campanha Gaúcha e nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A geada, inclusive, tem causado prejuízos em áreas de pastagem. No Paraná, houve impacto em todas as regiões do estado, inclusive nas mais quentes, com perdas significativas de massa verde. Para a produção de leite, além dos efeitos do frio, o excesso de chuvas também prejudicou a trafegabilidade nas estradas rurais, dificultando a coleta, conforme informações do Departamento de Economia Rural do Paraná.
No Centro-Oeste, o tempo firme continua favorecendo a colheita do algodão no Mato Grosso e o desenvolvimento da terceira safra do feijão em Goiás.
Fonte: Climatempo