Temperaturas elevadas na Bahia reduzem os níveis de água no solo

Tempo firme predomina e deve atrapalhar os avanços dos trabalhos em campo

18/03/2025 às 00:03 atualizado por Polyana Vera - SBA
Siga-nos no Google News

Nesta terça-feira, a circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera vai favorecer para pancadas de chuva no centro-sul do país. Essa condição contribui para chuva mais intensa entre Santa Catarina, centro-sul de Minas Gerais, além do Mato Grosso do Sul, e em áreas do sul e triângulo mineiro, favorecendo para o desenvolvimento da cana-de-açúcar e do milho segunda safra. Em Goiás, pancadas mais isoladas, dificultando o avanço da semeadura do milho safrinha, enquanto no Mato Grosso e em Rondônia, podem ocorrer alguns temporais localizados, especialmente entre a tarde e a noite.

No Pará, Maranhão e norte do Tocantins, o dia será marcado por muita nebulosidade, e pode chover a qualquer momento devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que segue atuando nessa região. A tarde a chuva ganha força, podendo cair na forma de temporais localizados e paralisar momentaneamente os trabalhos em campo.

Por outro lado, o sol vai predominar entre o norte de Minas Gerais e o interior da Bahia, onde as temperaturas vão permanecer mais elevadas e a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% nas horas de maior aquecimento, ou seja o tempo seco vai contribuir para uma maior redução dos níveis de umidade no solo e vai manter em restrição hídrica lavouras em campo.