Sistema cooperativista apresenta documentos para o novo Plano Safra
O documento contém sugestões para o novo Plano Safra e visa aperfeiçoar políticas agrícolas
Nova proposta do Plano Safra é apresentado na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília. Na quarta-feira (27/3), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com representantes do cooperativismo agropecuário.
O documento entregue pelo Sistema OCB "Propostas do Sistema Cooperativista ao Plano Safra 24/25” contém sugestões para o novo Plano Safra e visa aperfeiçoar políticas agrícolas.
Entre as propostas estão as melhorias no acesso ao seguro rural, a ampliação das linhas de crédito e a elevação dos limites de contratação por tomador, além da redução das taxas de juros. Também é destacado o fomento ao acesso das cooperativas agropecuária como beneficiárias estratégicas para a efetividade e a capilaridade de programa de promoção de sustentabilidade ambiental.
O ministro, Carlos Fávaro, prometeu fazer um Plano Safra mais estruturado e contemporâneo." Esse documento tem base no dia a dia do produtor, do empresário, de toda a cadeia. Traz essa realidade em forma de proposta, que são fundamentais para a gente atender melhor o setor".
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, enfatizou a importância do movimento cooperativista para a formulação de um plano agrícola e pecuário. “O movimento cooperativo é a mola propulsora desse processo de prosperidade do campo. Nossas propostas buscam ajudar na construção do caminho”, pontuou.
Informações e imagem: Ministério da Agricultura e Pecuária