Sexta-feira será marcada por chuva de forte intensidade em toda faixa litorânea no sul do país
Acumulados podem ultrapassar os 200 milímetros nas regiões costeiras
Nesta sexta-feira (11) a infiltração marítima vai favorecer para chuva de forte intensidade em toda faixa litorânea do sul do país avançando até o sudeste com precipitações bem expressivas. Por outro lado, entre o interior gaúcho até o interior paranaense, o predomínio é de tempo firme, contribuindo para os trabalhos em campo.
No Rio Grande do Sul, a recuperação das pastagens segue comprometida devido a estiagem observada nos meses anteriores, a chuva da última semana contribuiu para uma ligeira melhora, como na região da campanha gaúcha, onde tem-se observado essa recuperação, mas há perda de qualidade. Nas missões, as forrageiras foram favorecidas pela chuva que ocorreu nos primeiros dias de abril, estimulando seu crescimento, enquanto na serra, o déficit hídrico diminuiu a produtividade dos pastos, favorecendo para o rebrote nessas regiões. E no interior da região sulista, o tempo firme deve predominar, contribuindo para o avanço da colheita da soja e do arroz. E o sábado deve começar com uma nova frente fria se deslocando pela costa da região, provocando pancadas de moderadas a forte intensidade em algumas áreas produtoras dos estados.
Em áreas do norte do país, a irregularidade da chuva tem atrasado o plantio e a germinação de espécies de inverno. Enquanto no centro e norte do país, as precipitações ocorrem especialmente em Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Acre e Pará, onde pode chover forte e não se descartam alguns temporais localizados. Entre o norte de Minas Gerais e a Bahia, pancadas que podem ser moderadas, especialmente no oeste baiano, favorecendo o desenvolvimento do algodão.