Semana começa com tempo seco e quente na maior parte do país
Os últimos dias foram marcados por chuva espalhada por diversos estados brasileiros, mas esse cenário deve mudar nesses primeiros dias da semana
Na região Norte, os acumulado seguem persistentes em toda a região com exceção do Tocantins e do sul de Rondônia. A chuva deve retornar ao estado rondonense apenas a partir do dia 22, mas os maiores volumes acumulados vão ocorrer entre os dias 27 e 01 de outubro. No Nordeste brasileiro, só tem chuva no litoral do Rio Grande do Norte e Alagoas, assim como no norte do estado do Maranhão. Nas demais áreas, o tempo segue firme.
Já no Centro-Oeste, uma nova massa de ar seco e quente predomina sobre toda a região e impede a formação de nuvens carregadas. Além disso, as máximas também ficam muito elevadas e a umidade relativa do ar cai bastante em todos os estados. Algumas projeções mais estendidas, indicam retorno da chuva à região Centro-Oeste a partir do dia 22, quando começa a primavera. No Sudeste, cenário bem semelhante e não há previsão de chuva em nenhuma área da região.
Na faixa Sul do país, uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical provoca pancadas de chuva em todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atenção para o centro-sul gaúcho e grande Porto Alegre, onde há risco de temporais e volumes elevados ponto no Paraná a sensação de calor aumenta e não chove ao longo desta segunda-feira (20). Após a passagem da frente fria, há previsão de uma nova queda de temperaturas mínimas, mas sem risco para geadas.
Mais detalhes, no AgroClima de hoje (20).
Foto de capa: Climatempo