Semana começa chuvosa no Centro-Sul do Brasil
Acumulados podem chegar a 60 mm desde Santa Catarina até Mato Grosso do Sul
A chuva que tem caído em áreas do Centro-Sul do país tem animado muitos produtores rurais. No Paraná, por exemplo, o Departamento de Economia Rural (Deral) divulgou na última semana que as áreas de pastagens estão se recuperando bem, o que tem aumentado o volume de massa verde e facilitado o manejo do gado.
Nos próximos dias, novas áreas de instabilidade devem avançar pelo interior do continente, favorecendo a ocorrência de chuva — especialmente no Paraná, sul e oeste do Mato Grosso do Sul e em Santa Catarina. Nessas regiões, os acumulados podem chegar a 60 milímetros. Apesar de poderem atrapalhar momentaneamente os trabalhos em campo, essas chuvas ajudam a repor a umidade do solo e contribuem para o desenvolvimento da segunda safra.
Em São Paulo, a previsão é de até 40 milímetros. Já no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, a chuva perde intensidade, com acumulados pontuais de até 30 milímetros.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) volta a se aproximar da costa norte do Brasil, podendo provocar acumulados de até 60 milímetros desde o Ceará até o Amapá, além do centro e norte do Pará — condição que pode atrapalhar momentaneamente a colheita da soja.
Na Bahia e no centro-sul do Piauí, os volumes não devem passar dos 20 milímetros, mantendo algumas lavouras em campo sob restrição hídrica.
Fonte: Climatempo