Semadesc e Senac criam jogo em realidade virtual para combater a dengue com inovação e educação

Iniciativa utiliza tecnologia imersiva para conscientizar a população sobre prevenção e controle da doença

10/04/2025 às 11:32 atualizado por Allana Ferrsouza - SBA
Siga-nos no Google News

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), lançou na manhã de quarta-feira (9) o projeto de pré-incubação "Todos Enfrentam a Dengue". A iniciativa, em parceria com o Senac MS e a Federação de E-Sports MS, ocorreu no Senac Hub Academy, em Campo Grande, e contou com a presença de autoridades, estudantes e profissionais da tecnologia.

O projeto utiliza realidade virtual e gamificação para conscientizar a população sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A proposta será desenvolvida colaborativamente por alunos do curso Técnico em Programação de Jogos Digitais do Senac e estudantes do 3º ano do curso de Assistente de Produção 3D da Rede Estadual de Ensino (SED/MS).

Durante o evento, os participantes puderam conhecer as primeiras etapas do jogo e interagir com os estudantes envolvidos no desenvolvimento da solução. A proposta visa oferecer uma experiência imersiva e interativa, abordando boas práticas de prevenção e combate ao mosquito.

Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, destacou a importância da iniciativa. “Essa é uma ação que reúne propósito, formação de talentos e impacto real na comunidade. A tecnologia a serviço da saúde pública e da educação transforma não apenas o modo como aprendemos, mas também como nos engajamos em questões coletivas. É assim que preparamos nossos jovens para liderar o futuro com responsabilidade e criatividade", afirmou.

A diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, também enfatizou o papel da inovação no ensino.“Iniciativas como essa são fundamentais para internalizar a inovação no ensino — que tem se tornado cada vez mais parte do DNA do Senac como instituição. Essa prática, que combina criatividade, impacto social e resolução de problemas, favorece o pensamento inovador. Unir tecnologia e educação é um compromisso que reforçamos continuamente, formando profissionais preparados para transformar o mundo ao seu redor”, disse.

O lançamento do projeto marca o início oficial do desenvolvimento do game, que será apresentado ao público nos próximos meses. A ação reafirma o compromisso do Governo do Estado e das instituições parceiras em promover soluções inovadoras com impacto social, incentivando o protagonismo estudantil e a aprendizagem prática.

Informações: Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc)