Seca na Argentina: ministro da Agricultura solicita aumento do fundo emergencial para ajudar produtores

Pedido foi feito ao Chefe de Gabinete da Nação

12/01/2022 às 11:25 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

O Ministro da Agricultura da Argentina, Julián Domínguez, solicitou ontem (11) a ampliação do fundo de emergência, para ajudar produtores e governos provinciais que enfrentam problemas em virtude da seca. O pedido foi feito ao Chefe de Gabinete da Nação, Juan Manzur.

“Estamos constantemente a monitorizar, em contacto com os ministros das províncias, fazendo uma avaliação e diagnóstico da situação e do impacto das alterações climáticas nas diferentes culturas”, explicou o ministro.

Segundo Domínguez, no último semestre, em algumas áreas, foi registrada uma queda de até 200 milímetros de chuva, o que complicou a situação. A condição climática traz preocupação para o milho safra de verão, soja, e a falta de forragem ou pastagem para pecuária.
O ministro indica preocupação com a província de Entre Ríos, que tem registrado incêndios.

“Com o Chefe de Gabinete conversamos sobre a necessidade de estarmos preparados para resolver esta situação, pois vamos ter um impacto no setor, do qual teremos uma avaliação a partir da terceira semana de janeiro. pôr em funcionamento o fundo nacional de emergência para assistir e acompanhar os produtores neste momento de dificuldades", finalizou Domínguez.

Foto: Divulgação ministério da Agricultura Argentina​​​​​