Saque-aniversário do FGTS é liberado pela Caixa; veja quem tem direito
Sistemática do saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário
Economia
Os novos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário foram liberados pela Caixa Econômica Federal.
Os saques ficam disponíveis a partir do mês de aniversário do trabalhador e segue até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da liberação.
Os nascidos em março, beneficiados neste mês, poderão sacar os valores até 31 de maio.
Até o momento, os trabalhadores que nasceram em janeiro, fevereiro e março podem realizar o saque.
Mês de aniversário e o prazo para o saque parcial do FGTS:
Janeiro: De 4 de janeiro a 31 de março
Fevereiro: De 1.º de fevereiro a 30 de abril
Março: De 1º de março a 31 de maio
Saque Aniversário
O saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário. Para receber o recurso, é necessário optar pela sistemática no lugar do “saque rescisão” no aplicativo do FGTS ou pelo site.
Os trabalhadores que decidem pelo saque-aniversário perdem o direito de sacar o FGTS integralmente diante da demissão sem justa causa. Só é liberada a multa rescisória de 40% sobre o total acumulado no contrato de trabalho.
Quem escolher voltar para a modalidade de saque rescisão precisará passar por um período de carência de dois anos para ter direito a essa sistemática de saque do FGTS.
O valor do saque aniversário varia conforme o saldo na conta, acrescido de uma parcela adicional. Confira abaixo a tabela:

Foto de capa: Marcelo Camargo/ Agência Brasil