Regionalização de restrições amplia segurança nas exportações de carne de frango para o Japão
Novo certificado sanitário internacional aprovado pelo Japão limita restrições a municípios com focos de influenza aviária, facilitando o comércio e garantindo maior previsibilidade
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou a aprovação, pelo governo japonês, de um novo certificado sanitário internacional (CSI) para a influenza aviária. A medida estabelece que restrições às exportações serão limitadas aos municípios onde houver casos da doença, substituindo as limitações anteriores que abrangiam estados inteiros.
Em 2023, as exportações foram suspensas nos estados com focos da doença em aves de fundo de quintal, enquanto a avicultura industrial brasileira não registrou casos. Para a ABPA, a mudança é uma vitória histórica, pois facilita o comércio de carne de frango entre Brasil e Japão em situações sanitárias adversas.
Em 2024, o Japão foi o terceiro maior importador de carne de frango do Brasil, com 443,2 mil toneladas exportadas. No primeiro bimestre de 2025, as exportações para o país somaram 55,8 mil toneladas, gerando US$ 103,7 milhões em receita.
Informações: Associação Brasileira de Proteína Animal(ABPA)