Prova de eficiência alimentar mede desempenho do Nelore
Quando o animal vai beber água, ele passa por uma plataforma onde há uma balança que faz a pesagem dele naquele momento
Programa Geneplus Embrapa
Desde 2016 o Programa Geneplus juntamente com a Embrapa Gado de Corte, realizam Provas de Avaliação de Desempenho do Nelore. O objetivo é avaliar a conversão alimentar, o ganho de peso diário e o peso final dos animais. Durante a Prova também são avaliadas outras características reprodutivas, tais como: perímetro escrotal, exame andrológico completo, congelabilidade e carcaça que inclui área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea (no contrafilé e na picanha) e conformação frigorífica. Todas as informações são captadas por um chip eletrônico preso na orelha dos animais, ao chegarem ao cocho, para comer eles são identificados e em tempo real, a quantidade de ração ingerida é registrada no sistema.
Quando o animal vai beber água, ele passa por uma plataforma onde há uma balança que faz a pesagem dele naquele momento. Esse dado é imediatamente computado. Isso traz mais facilidade na execução do trabalho que anteriormente era todo feito manualmente, além de trazer mais precisão na coleta de dados e diminuir o estresse de manejo no curral.
Com a chegada de 2020, os pesquisadores anunciam a Prova de Avaliação de Desempenho da raça Nelore (PADN), promovida pela Embrapa Gado de Corte e Programa Geneplus. Para conhecimento dos interessados, a PADN deste ano será realizada de acordo com a seguinte programação:
- Animais nascidos em julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2018;
- Chegada dos animais: 11 a 13 de março;
- Início do Período de Adaptação: 16 de março;
- Início da Prova: 6 de abril;
- Final da Prova: 1 de junho;
- Dia de Campo: 5 de junho;
- Retirada dos Animais: 8 a 10 de junho
Colaboração: Assessoria Programa Geneplus