Projeto de Lei impede que invasores de terra participem do Bolsa Família
Medida integra pacote para reduzir ocupações ilegais no país
As recentes invasões de terras registradas em diversas regiões do Brasil nas últimas semanas movimentaram o Poder Legislativo em Brasília. Com o intuito de coibir as ações, o deputado federal e membro da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), apresentou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 895/2023, que prevê a aplicação de sanções administrativas e restrições a invasões ilegais de propriedades rurais e urbanas.
O parlamentar defende que é papel do Poder Legislativo atuar para evitar esse tipo de ocorrência. “Não podemos tolerar que o direito à propriedade privada seja evidentemente cerceado, sem que sejam estabelecidas as devidas sanções e restrições”.
Zucco ressalta também que, atualmente, um dos grandes problemas enfrentados por proprietários rurais é a ocupação ilegal de terras promovidas por movimentos sociais. “Eles estão utilizando do discurso de promoção de reforma agrária para invadirem e se apropriarem de terras particulares”.
CPI
O deputado também é autor do requerimento que reuniu 172 assinaturas para a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as invasões de terras produtivas praticadas por movimentos sociais no Brasil. Segundo a proposta, que aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quem for enquadrado nesses crimes deve ser excluído de “qualquer auxílio, benefício ou participação em programas sociais federais”.
O projeto prevê ainda proibir a nomeação para cargos públicos, comissionados ou de agente político de quaisquer dos poderes e instituições públicas, assim como a contratação com o poder público de forma direta ou indireta.
Com informações da Agência FPA