Procura por animais jovens eleva abate de bovinos em Mato Grosso
Dado faz parte do relatório semanal de bovinocultura do IMEA
Pecuária de MT
Mato Grosso abateu 532,92 mil cabeças de bovinos em julho. O número representa alta de 28,04% na comparação aos abates registrados no mês anterior. Os dados fazem parte do relatório semanal de bovinocultura do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (IMEA), divulgado nesta segunda-feira ( 26 ).
A elevação, segundo o relatório, se deve principalmente ao crescimento dos abates em regiões de Mato Grosso. O nordeste ofertou 49,88% a mais. E o noroeste, 46,83% a mais no mês de julho.
O relatório aponta que aumentou a procura por carnes de animais mais jovens. A demanda maior também foi responsável pelos maiores abates de bovinos no estado. O crescimento mensal foi de 22% no abate de novilhas e de quase 70% na terminação de garrotes.
De acordo com o Imea, esses valores estão próximos dos patamares de 2013, quando foi registrado recorde de abate de bovinos, principalmente das fêmeas.
Do total ofertado pelo estado, 526 mil cabeças, ou seja, 98%, foram processadas em indústrias de Mato Grosso. Seis mil e quinhentas cabeças foram enviadas para processamento em São Paulo e Rondônia.
O relatório diz que para os próximos meses, com a intensificação da seca, a oferta de animais tende a ser mais restrita.