Preços do arroz sobem na semana, mas acumulam 5 meses de queda
Nesse cenário, vendedores limitaram os negócios no mercado interno. Com necessidade de repor estoques, indústrias reajustaram os preços
Os preços do arroz em casca subiram na última semana, após consecutivas quedas desde final de janeiro, apontam levantamentos do Cepea. Mesmo assim, as cotações se aproximam do valor mínimo de garantia determinado pelo governo no Plano Safra de 2024, de R$ 63,64/sc de 50 kg para o produto da região Sul (exceto o Paraná).
A média de junho do Indicador CEPEA/IRGA-RS caiu pelo quinto mês seguido, para o menor nível desde janeiro/20. Segundo pesquisadores do Cepea, a sustentação da semana passada veio da expectativa de aumento nas exportações.
Nesse cenário, vendedores limitaram os negócios no mercado interno. Com necessidade de repor estoques, indústrias reajustaram os preços. Quanto ao clima, colaboradores do Cepea relataram que as chuvas intensas no estado do RS têm prejudicado a logística, desde o carregamento até o escoamento das cargas. Enquanto isso, indústrias também vêm recorrendo à importação de arroz do Paraguai como alternativa de abastecimento.
Fonte: Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - CEPEA