Polícia Federal deflagra operação contra quadrilha que fraudava aposentadorias rurais
Estimativa da polícia indica a concessão de quase 2 mil benefícios de forma fraudulenta
Crime
Operação para desarticular uma organização criminosa especializada na concessão fraudulenta de quase 2 mil benefícios de aposentadoria rural por idade foi deflagrada ontem (9), pela Polícia Federal (PF). A operação recebeu o nome de Bússola.
As investigações identificaram 1.975 benefícios de aposentadoria rural por idade com indícios de fraude. A estimativa é que tenham causado prejuízo de R$ 55,8 milhões ao INSS.
As ilegalidades eram feitas com a falsificação e uso de documentos públicos em cidades do Maranhão e Piauí.
As ações no Piauí ocorreram nos municípios de Teresina, Luzilândia, Demerval Lobão, Santo Antônio dos Milagres. No Maranhão ocorreu em Timon, Caxias, Presidente Dutra, Parnarama, Codó, Anapurus e São João do Sóter.
A operação cumpriu 96 mandados judiciais, sendo 16 mandados de prisão preventiva; 23 mandados de prisão temporária e 57 mandados de busca e apreensão.
“Entre os investigados com prisão decretada estão oito servidores do INSS, 17 advogados e 14 intermediários dos estados do Piauí e Maranhão. A Justiça Federal também determinou o bloqueio das contas dos presos e a suspensão do exercício da função pública para os servidores do INSS”, informou a PF.
Informações por Agência Brasil
Foto de capa: Marcelo Camargo/ Agência Brasil