Pesquisadora americana Mary Temple Grandin visita fazenda Pecuária BR nesta quinta-feira (26)
Psicóloga e doutora em zootecnia inventou método que garante bem-estar no manejo e abate de animais
Inovação
A pesquisadora americana Mary Temple Grandin visita Campo Grande (MS) nesta quinta-feira (26). Pela manhã, a pesquisadora conhecerá uma planta frigorífica na Capital e à tarde, visita a fazenda Pecuária BR, propriedade do Canal do Boi que é vitrine de tecnologia e referência em eficiência produtiva e boas práticas de manejo.
Temple Grandin ficou mundialmente conhecida pelo desenvolvimento de uma prática revolucionária de manejo de animais vivos em fazendas e abatedouros. O método desenvolvido pela pesquisadora, conhecido como “lida gentil”, proporciona melhor qualidade de vida ao rebanho durante todas as etapas de confinamento, o que traz menos stress aos animais. Consequentemente, além de humanitária, a prática também é refletida na elevação da qualidade da carne.
Sua história foi contada em um filme que leva o seu nome. Ela é bacharel em Psicologia pelo Franklin Pierce College, com mestrado na área de Ciência Animal pela Universidade do Estado do Colorado e Ph.D pela Univiversidade de Ellinois. Grandin ministra aulas desde 1989 na universidade onde fez o mestrado.
Desde 1984, Mary Temple é premiada pelas contribuições à produção animal em fazendas e abatedouros. Metade dos Estados Unidos e Canadá utilizam as instalações criadas pela pesquisadora, principalmente para o abate de bovinos. Grandin inovou ao compreender o comportamento dos animais e captar detalhes que os aflingiam nos ambientes em que eram colocados. Esta grande capacidade, segundo ela mesma constatou em publicações sobre o assunto, é devido à Síndrome de Asperger - que é um tipo de autismo de alta funcionalidade diagnosticado ainda durante sua infância.
Ela vem à capital sul-matogrossense para participar do Simpósio Repronutri (Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos), que será realizado nos dias 25, 26 e 27. O evento contará com palestrantes brasileiros e estrangeiros e tem como objetivo discutir sistemas de produção da pecuária, aliando campo e ciência.
A pesquisadora participará do Repronutri com a palestra "Avanços em Bem-Estar animal no Mundo", na sexta-feira (27) às 8h do horário local.
Serviço:
Repronutri
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Camillo - Campo Grande (MS)
Para mais informações, acesse: http://repronutri.com.br/o-evento/
Texto com supervisão de Adriano Falleiros.