Período das águas é o indicado para a implantação das pastagens
Semeadura de pastagem
Com o início das chuvas em algumas regiões do Brasil, muitos pecuaristas começam a plantar as pastagens. Porém não é só a umidade que determina a germinação das sementes . De nada adianta, fazer o processo no período certo, se alguns pontos não forem diagnosticados, antes da implantação. Adquirir boas sementes, mencionar a profundidade da semeadura que serão incorporadas ao solo, são alguns dos processos básicos, que precisam ser seguidos. Ademir Hugo Zimmer, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, explica que o produtor precisa mensurar pelo menos um número de trinta plantas por metro quadrado, para ter um bom estabelecimento.
De outubro a fevereiro, são os meses mais direcionados para a implantação das pastagens, a final neste período as chuvas são abundantes. O pesquisador, explica que a quantidade das sementes também influenciam no resultado.
Se o planejamento e a execução das etapas foram bem conduzidas, há enormes chances de obter boa produtividade de forragem na área, em tempo relativamente curto. Porém, é fundamental que o pecuarista fique atento ao aparecimento de microrganismos (doenças), insetos (lagartas e cigarrinhas, principalmente) e plantas daninhas para, se pertinente, fazer o controle no momento correto.