PIB do Rio Grande do Sul cai 3,5% no terceiro trimestre

Dados foram divulgados na última quinta-feira (16)

Agronegócio
17/12/2021 às 13:30 atualizado por Redação - SBA
Siga-nos no Google News

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul recuou 3,5% no terceiro trimestre deste ano frente ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a economia do estado avançou 4,2%. 

Os resultados da economia gaúcha no terceiro trimestre foram divulgados na quinta-feira (16) pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG).

Os números do trimestre que vai de julho a setembro mostram que o estado teve queda superior à do Brasil (-0,1%) na comparação com os três meses anteriores e melhor desempenho quando a referência é o mesmo período de 2020 (4,2% contra 4,0%). 

No acumulado do ano, de janeiro a setembro de 2021, a alta no PIB do estado chega a 12,2%, enquanto no Brasil o crescimento é de 5,7%. 

“Assim como a Agropecuária auxiliou o estado no trimestre passado, a falta de expressividade desse setor no terceiro trimestre e a própria base alta do período anterior explicam a queda na margem. O ponto positivo é que tanto Indústria quanto Serviços seguem crescendo nessa base de comparação. Além disso, no acumulado do ano, a recuperação da safra mais do que compensa essa queda marginal, contribuindo para um resultado de 12,2%, que também reflete a recuperação da Indústria e dos Serviços no ano”, destaca a pesquisadora e coordenadora da Divisão de Análise Econômica do DEE/SPGG, Vanessa Sulzbach.

Na comparação com o segundo semestre deste ano, a economia do RS apresentou queda de 10,0% no segmento da Agropecuária, enquanto a Indústria (+1,7%) e Serviços (+1,5%) registraram alta no período. O desempenho do estado ficou acima do nacional no segmento industrial (1,7% contra 0,0% do país) e nos Serviços (1,5% contra 1,1%). A menor queda do Brasil na Agropecuária foi a principal diferença do trimestre (-10,0% contra -8,0%).

Frente ao terceiro trimestre de 2020, a alta do PIB do RS ficou pouco acima da nacional (+4,2% contra +4,0%). O estado superou o desempenho do país nos três principais segmentos da economia: Agropecuária (+16,0% contra -9,0%), Indústria (+3,1% contra +1,3%) e Serviços (+6,0% contra 5,8%).

 

 

Informações por Seapdr/ RS

Foto de capa: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil