PIB cresce 1% no primeiro trimestre deste ano
Elevação ocorre no período em que o mundo sofre efeitos da guerra na Europa
O PIB (Produto Interno Bruto) - soma de todos os bens e serviços produzidos no país - cresceu 1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação direta com o trimestre anterior, encerrado em dezembro. O dado foi divulgado hoje (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na comparação com o primeiro trimestre de 2021, a economia do país cresceu 1,7%. Os dados também mostram um crescimento de 4,7% no acumulado de 12 meses.
Segundo o IBGE, o PIB totalizou R$ 2,2 trilhões, em valores correntes, no primeiro trimestre do ano. As informações compreendem o período de janeiro a março deste ano e, por isso, não refletem possíveis consequências da guerra entre Ucrânia e Rússia no Leste Europeu. Os conflitos começaram em 24 de fevereiro.
"Com esse resultado, o PIB está 1,6% acima do patamar do quatro trimestre de 2019, período pré-pandemia, e 1,7% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do país, registrado no primeiro trimestre de 2014. O nível está próximo do registrado no primeiro trimestre de 2015", disse o órgão.
Setores que cresceram
- Serviços: 1%
- Indústria: 0,1%
- Agropecuária: -0,9%
- Consumo das famílias: 0,7%
- Consumo do governo: 0,1%
- Investimentos: -3,5%
- Exportações: 5%
- Importação: -4,6%
Ainda de acordo com o IBGE, nas atividades industriais, o destaque ficou para Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (6,6%), Indústrias de Transformação (1,4%) e Construção (0,8%). Nos serviços, a alta de 2,2% é puxada por "Outros serviços", Transporte, armazenagem e correio cresceram 2,1% e Comércio teve alta de 1,6%).
Houve queda de 5,3% na Informação e Comunicação e recuo de 0,7% na Intermediação financeira e seguros. Exportações de Bens e Serviços cresceram 5,0%, enquanto as importações caíram 4,6%, na comparação com o trimestre anterior.
Comente essa notícia no Twitter do Canal do Boi @canaldoboi1
Siga!
Com informações do IBGE
Foto de capa: Arquivo/Agência Brasil