PE e SE terão dia de chuva; frente fria se aproxima do Sul. Veja a previsão
Estados do Sudeste, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Acre seguem com tempo firme
Ao longo desta terça-feira (15), destaque para a chuva de moderada a forte, esperada entre o litoral de Pernambuco e Sergipe, devido aos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa e potencializam a formação de nuvens carregadas. Também há previsão de chuva sobre o litoral da Bahia, Ceará, Piauí e Maranhão, mas que ocorre de forma mais rápida e isolada.
O tempo instável segue marcando presença entre o Amazonas, Pará, Amapá e Roraima, e também chove de forma localizada entre a região central de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, devido à áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera.
A passagem de uma frente fria costeira aumenta a nebulosidade e causa chuva fraca entre a metade sul do Rio Grande do Sul, e sul de Santa Catarina, enquanto nas demais áreas sulistas, nos quatro estados do Sudeste, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Acre, o tempo firme predomina. Temperaturas seguem amenas no centro-sul do Brasil.
SÃO PAULO
O dia será um dia ensolarado mas gelado sobre a Grande São Paulo, por conta de uma massa de ar frio e seco que persiste sobre o estado e inibe a formação de nuvens carregadas. Entre quarta e quinta-feira, a passagem de uma nova frente fria próximo à costa volta a manter o céu nublado, com previsão de chuva fraca e isolada a qualquer momento e temperaturas ainda baixas.
Entre sexta e sábado, novas áreas de instabilidade atuam próximo à São Paulo e seguem mantendo o risco de pancadas fortes de chuva, mesmo que de forma pontual e passageira. Essa chuva, que pode vir com rajadas de vento, raios e na forma de temporais pontuais são mais entre sábado e domingo.
TENDÊNCIA
Na quinta-feira, um grande sistema de alta pressão atmosférica presente no oceano trás bastante umidade entre o litoral de Santa Catarina e Rio de Janeiro, e por isso há previsão de chuva fraca a moderada ao longo de todo o dia nestas áreas. Atenção para volumes de chuva mais elevados e risco de transtornos entre o litoral do Paraná, sul de São Paulo e Baixada Santista. Na Grande São Paulo chove fraca durante a manhã, e o céu fica nublado no restante do dia.
Sobre o Mato Grosso do Sul, a chuva se concentra somente no sul do estado, enquanto nas demais regiões o sol aparece entre variação de nuvens, mas não chove. Nas demais áreas do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, o tempo firme predomina. Na região Nordeste, novamente o tempo instável fica restrito às áreas costeiras, enquanto na região Norte, volta a chover sobre Rondônia e Acre, assim como esperado para o Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará.
Fonte: Somar Meteorologia
Foto: Arquivo/Canal do Boi