Operação Pantanal: mais de cinco regiões estão em monitoramento

São 155 viaturas e mais de 1.000 equipes de de bombeiros para apagar e monitorar os focos de incêndios

25/09/2024 às 11:42 atualizado por Luiza Vonghon - SBA
Siga-nos no Google News

 

 A Operação Pantanal segue em ação intensa para combater os focos de incêndio no Pantanal e outras regiões do Mato Grosso do Sul. Cipolândia está com combate indireto, reconhecimento e vigilância do foco de incêndio existente, em Albuquerque, há equipe combatendo foco ativo na região. 

Em Cassilândia, existem focos de incêndio em pontos isolados que foram controlados e seguem em monitoramento por conta da queima em turfas, fenômeno também conhecido como "fogo subterrâneo". Ocorre em regiões pantanosas devido ao acúmulo de material orgânico no solo, com alto potencial de combustão e que pode ser difícil de combater.

Já em Naviraí, a equipe realizou o combate e faz vigilância da área. Após o surgimento de um novo foco de incêndio, em Coxim as equipes conseguiram controlar o fogo, porém a vegetação local impossibilita o combate direto e a realização de aceiros. Os proprietários dos ranchos em volta foram orientados a auxiliar no monitoramento.

Em Inocência e Aparecida do Taboado, equipe combate um novo foco de incêndio em área do município e controla o foco de incêndio, respectivamente.

Regiões em monitoramento:

Corumbá - Nabileque, Paraguai Mirim, Coimbra, Serra do Amolar.

Porto Murtinho.

Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Naviraí.

Rio Negro, Aquidauana e Costa Rica.

Serra de Maracaju.

As bases avançadas do Redário e Santa Mônica fazem monitoramento constante de um foco próximo à divisa com o Mato Grosso. 

 

Informações e imagem: Agência MS de notícias