Operação Pantanal: ações continuam voltadas para a contenção e alguns pontos estão em combate

São 128 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul e 11 do Rio Grande do Sul

27/08/2024 às 10:50 atualizado por Luiza Vonghon - SBA
Siga-nos no Google News

 

Após cento e quarenta e sete dias de operação, as ações continuam voltadas para a contenção e alguns pontos estão em combate.

Parque Estadual das Nascentes do Taquari (Costa Rica): Existe um foco localizado ao norte do parque, dentro do estado de Mato Grosso, na divisa com Mato Grosso do Sul. Há uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul apoiando o estado vizinho para que os focos não adentrem no parque. Há outro foco na região leste do parque, onde estão sendo realizados os combates e seguem sendo feitos os monitoramentos.

Paranaíba: Focos localizados na região de Paranaíba demandaram o envio de duas guarnições para a região.

Coxim: As duas equipes que seguem empenhadas no local conseguiram combater os focos e estão
realizando o rescaldo.

Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema: Os focos na região do Parque em Naviraí estão ativos
novamente, o que demandou o empenho de duas guarnições para a região.

Regiões que seguem em monitoramento: Passo do Lontra, Serra do Amolar, Porto da Manga, Forte Coimbra, Porto Esperança, Nabileque, Porto Murtinho, Taboco, Naviraí, Costa Rica e Camapuã.

São 128 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul e 11 do Rio Grande do Sul. Existe também o apoio efetivo de 92 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, 14 representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), 4 policiais militares de Mato Grosso do Sul, 1 policial federal e 273 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.

Estão à disposição das equipes 3 aeronaves dos Governos Estadual e Federal. A frota ainda conta com 8 caminhões, 7 embarcações, 23 caminhonetes do CBMMS e da Força Nacional, todas equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.

 

Informações e imagem: Agência MS de notícias