Onda de frio derruba as temperaturas nesta quarta-feira
Há possibilidade de neve na Serra Gaúcha e também na Serra Catarinense
Nesta quarta-feira (28), uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e provoca temporais, especialmente entre o Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Nessas áreas, a chuva pode ocorrer a qualquer momento, com risco de granizo e fortes rajadas de vento.
O tempo também fica mais instável no sul e oeste do Mato Grosso e em Rondônia, o que pode atrapalhar os trabalhos no campo. Atenção para a ventania: os ventos ganham força na faixa leste da Região Sul e no sul de São Paulo, com rajadas entre 70 e 90 km/h. No centro e leste paulista e em outras áreas do Sul, as rajadas também podem ultrapassar os 70 km/h.
No oeste de São Paulo e no sul e sudoeste de Goiás, as pancadas de chuva devem ocorrer a partir da tarde, com intensidade moderada a forte. Enquanto isso, no leste paulista, em Minas Gerais, em grande parte de Goiás e também no Matopiba, o sol predomina ao longo do dia, e as temperaturas seguem elevadas.
No Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém as condições para chuvas fortes e temporais no Amazonas, Roraima e Amapá.
Com o avanço da frente fria, uma massa de ar polar começa a derrubar as temperaturas no Mato Grosso. As mínimas devem ser registradas à noite, com chance de fenômenos típicos do inverno, como chuva congelada entre o norte e sudoeste do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. Já na madrugada e manhã de quinta-feira, há possibilidade de neve na Serra Gaúcha e também na Serra Catarinense.
Fonte: Climatempo