Óleo que atingiu litoral brasileiro foi lançado por navio grego, conclui PF
Investigações foram realizadas em parceria com órgãos e instituições nacionais e internacionais
A Polícia Federal concluiu que as manchas de óleo, que chegaram a mais de 1.000 localidades em 11 estados do litoral brasileiro, entre agosto de 2019 e março de 2020, foram lançadas por um navio petroleiro de bandeira grega.
As investigações foram realizadas em parceria com órgãos e instituições nacionais e internacionais, divididas em três frentes. Sendo elas a análise química do material, para estabelecer sua procedência; a pesquisa técnicas de geointeligência, para determinar o local exato do vazamento/lançamento; e o levantamento de dados, documentos e informações.
A empresa, seus responsáveis legais, o comandante e o chefe de máquinas do navio foram indiciados pelos crimes de poluição, descumprimento de obrigação ambiental e dano a unidades de conservação.
Os poderes públicos Federal, Estadual e Municipal gastaram mais de R$ 188 milhões para a limpeza de praias e oceano, dessa maneira foi estabelecido o valor inicial e inicial para o dano ambiental. O custo total do dado é apurado pela perícia da PF, e será encaminhado às autoridades competentes.
O inquérito segue para o poder Judiciário Federal do Rio Grande do Norte e Ministério Público Federal da unidade federativa, para análise e adoção das medidas cabíveis.
Com informações da PF.
Foto Divulgação/Agência Petrobras.