Nova praga ataca pastagens do Acre
Conhecida como pulguinha-do-arroz ataca plantas no início do desenvolvimento
Agricultura
Os relatos de produtores sobre os danos causados por uma nova praga nas lavouras no Acre tem sido frequentes em várias cidades. Conhecida como pulguinha-do-arroz, a praga é um besouro de formato arredondado, liso, preto e brilhante que ataca plantas no início do desenvolvimento de várias cultivares. Em 1996, foi identificado pela primeira vez no estado, e desde 2014 os relatos são mais recorrentes.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Acre, Rodrigo Santos, o inseto se alimenta de várias espécies vegetais, como cana-de-açúcar, milho, trigo e arroz. A pulguinha-do-arroz adulta remove o tecido da epiderme, o que causa manchas esbranquiçadas nas folhas, um dano severo que pode causar a morte da forrageira, enquanto as larvas ficam no solo alimentando-se das raízes.
Os danos causados nas pastagens podem ser da morte de algumas plantas até a perda total da semeadura. Por ser uma praga nova, ainda não há estratégia de controle bem definida, nem produtos registrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mas existem técnicas que podem ser utilizadas para diminuir o ataque.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Acre, Carlos Maurício de Andrade, o produtor deve monitorar o pasto que está sendo reformado, durante as primeiras semanas após o plantio, para observar se há sintomas de ataque para identificação da praga.
Informações e foto de capa por Embrapa