Nova frente provoca temporais no Rio Grande do Sul nesta terça-feira
Alerta para ventania e queda de granizo em áreas da Campanha Gaúcha
Nos próximos dias, uma nova frente fria avança pelo Sul do país, provocando chuva e risco de temporais na metade oeste e sul do Rio Grande do Sul, a qualquer momento. Atenção! Não se descartam fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo em pontos isolados. Na região oeste, especialmente em parte da Campanha Gaúcha, há risco de chuva volumosa.
Entre a tarde e a noite, a chuva forte deve avançar para o interior de Santa Catarina, oeste do Paraná e também para o oeste e sudoeste de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de temporais.
No oeste de Mato Grosso e em Rondônia, são esperadas pancadas de chuva moderadas a partir da tarde, que podem vir acompanhadas de trovoadas. Já no leste de Mato Grosso e em áreas do Sudeste, o sol predomina ao longo do dia, mantendo as temperaturas elevadas durante a tarde. O tempo seco e quente continua nessas regiões, mantendo a restrição hídrica para as lavouras de milho safrinha, mas favorecendo a colheita da primeira safra do feijão no Piauí.
Enquanto a frente fria não chega, as temperaturas seguem elevadas em grande parte do Brasil, o que faz com que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 30% no Centro-Oeste, norte de São Paulo, metade oeste de Minas Gerais, Goiás, norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, além da região do Matopiba.
No Norte do país, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda mantém as chuvas mais intensas, especialmente entre Amazonas, Amapá e Roraima. Inclusive, devido ao alto volume de chuva, o risco para transtornos segue elevado.
Fonte: Climatempo