Nova frente fria avança nesta quarta-feira pela costa do sudeste
Condição vai favorecer para pancadas de chuvas entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
Essa nova frente fria que vem avançado pelo país, favorece para pancadas de chuva principalmente nos estados da região sudeste. O dia deve ser marcado por mais nebulosidade e pancadas de chuva que ganham força no decorrer da tarde, especialmente entre o interior de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde não se descarta chuva forte acompanhada por trovoadas. Nos estados do centro-oeste, pancadas de chuva que pode cair na forma de temporal em áreas do oeste do Mato Grosso do Sul, passando pelo sul de Goiás, podendo paralisar momentaneamente os trabalhos em campo.
Em Rondônia, Amazonas e Pará, temporais previstos ao longo do dia, enquanto a costa norte brasileira permanece sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), contribuindo para a chuva forte, principalmente no Maranhão e norte do Pará, o que deve dificultar o avanço da colheita da soja.
Entre a Bahia e norte de Minas Gerais, predomínio será de bastante sol. Reforço a hidratação pois a umidade do ar pode atingir valores inferiores aos 30% durante a tarde, o que deve favorecer para a redução dos níveis de água no solo.
Nos estados da região sul, o sol vai predominar entre variações de nebulosidade e o dia pode começar com temperaturas mais baixas, especialmente na região serrana, onde os termômetros podem variar ente os 12,13 graus, devido à influência de uma massa de ar polar. No entanto, não tem risco para a formação de geadas sobre as principais áreas produtoras.