Mercado equilibrado sustenta os preços dos derivados lácteos
As atenções estão voltadas para a aproximação da entressafrs
Os preços no mercado de leite e derivados registraram pequena valorização em janeiro. Os repasses de preços ao varejo continuam difíceis, mas a indústria segue buscando reajustes.
A demanda continua firme e o mercado relativamente equilibrado, mesmo com importação em patamar elevado. A oferta de leite registrou bom desempenho nos últimos meses, estimulada pela melhoria da rentabilidade dos produtores. Neste momento, as atenções estão voltadas para a aproximação da entressafra, que resulta em retração da produção de leite.
Conseleites sugerem queda nos preços
As sinalizações de todos os Conseleites para o pagamento do leite entregue em janeiro foram antagônicas. Houve indicação de estabilidade e queda no Paraná e Minas Gerais e pequena elevação no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso reflete as sinalizações distintas que aconteceram entre os principais estados no último mês.
Preço do milho tem nova alta e baixos estoques preocupam
Os preços do milho seguiram firmes no mercado brasileiro, refletindo o baixo estoque de passagem da última safra e atenção à próxima safra de inverno. No mercado internacional, os estoques do cereal também estão baixos e perdas na atual safra Argentina agravam a situação. Já no mercado de farelo de soja, a situação é mais favorável no abastecimento, com cotações perdendo valor nas últimas semanas.
No mercado pecuário, as cotações ficaram relativamente estáveis, com enfraquecimento da demanda interna pela carne bovina.
Informações: Centro de Inteligência do Leite