Mato Grosso do Sul se destaca como polo de oportunidades e rota de exportações na Ficomex
Governo do Estado apresenta potenciais de negócios e parcerias estratégicas em feira de comércio exterior em Goiânia
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), está participando da primeira edição da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia. O evento se consolida como o maior do gênero no Brasil, reunindo dezenas de embaixadas, Câmaras de Comércio Exterior, empresas nacionais e internacionais, instituições de ensino superior e governos estaduais.
Durante o evento, Mato Grosso do Sul busca se posicionar como um polo de oportunidades para investidores, trabalhadores e exportadores. De acordo com o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, o objetivo é destacar o potencial de negócios do estado, principalmente nos setores de energias limpas, celulose e proteína animal. "Estamos focados em atrair empreendimentos na área de bioenergia, especialmente na produção de etanol de milho, e expandindo nossa atuação em biometano e combustíveis sustentáveis para aviação. No setor de proteína animal, estamos investindo na bovinocultura, avicultura, suinocultura e no processamento de peixe, buscando consolidar Mato Grosso do Sul como um estado multiproteína", afirmou Verruck.
Outro destaque do estado na feira são as parcerias público-privadas (PPPs). O governo pretende apresentar, no Consórcio Brasil Central, as oportunidades de investimento na Rota Bioceânica, que conecta Mato Grosso do Sul aos portos do Pacífico. Além disso, será discutida uma nova PPP que visa a concessão de mais de 900 quilômetros de estradas ligando Mato Grosso do Sul a São Paulo, com um investimento previsto de R$ 8 bilhões.
O Escritório de Parceria Estratégica do estado também irá destacar oportunidades na área da saúde, enquanto o governo se prepara para realizar reuniões paralelas com Câmaras de Comércio de vários países, reforçando o papel de Mato Grosso do Sul como um ponto estratégico para o comércio exterior na região Centro-Oeste.
Essas iniciativas fazem parte de um esforço maior para atrair investimentos significativos, como o recente anúncio de uma nova planta de celulose em Água Clara, que, junto com outros projetos, representa um investimento total de R$ 56 bilhões. Ao apresentar esse portfólio diversificado de oportunidades, o governo estadual busca fortalecer ainda mais o posicionamento de Mato Grosso do Sul como um hub de negócios e exportações no Brasil.
Fonte: SEMADESC