Maio termina com chuvas intensas no Centro-Sul do país
Avanço de frente fria causa grandes precipitações em áreas produtoras
AgroClima
Maio termina com um presente para os produtores da porção Centro-Sul brasileira: a tão aguardada chuva que chega neste fim de semana na maior parte dos estados sulistas, além do Mato Grosso do Sul, extremo sul de Goiás, sul e oeste de Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, partes do Espírito Santo e o triângulo e sul de Minas.
Com a passagem dessa frente fria, os termômetros também devem cair ao longo dos próximos dias nessas regiões.
No Nordeste, a chuva está cada vez mais irregular, até mesmo nas áreas costeiras. Com a seca no interior, o aumento das queimadas tem preocupado os produtores. Na Caatinga, entre o dia 1º de janeiro a 18 de maio, houve mais de mil focos de incêndio.
Um aumento de 149% se comparado com o ano passado e o maior para esse período nos últimos nove anos. Para hoje, a previsão é que a chuva continue entre Fortaleza e São Luís, e que ela só retorne ao sul da Bahia a partir do dia 24, podendo atingir as áreas de cacau no estado.
Já no Norte do país, a chuva não dá trégua. Em nova atualização do nível do Rio Negro, a cheia já atingiu os 29,77 metros igualando com a marca de 2009, registrando assim, a segunda maior cheia da história.
Para os próximos dias, a chuva deve continuar na região com acumulados em torno dos 30 mm em Manaus, e em Roraima são esperados mais de 50 mm acumulados. Entre os dias 25 a 29 de maio, a chuva deve ganhar intensidade novamente, e pode chegar aos 40 mm no estado do Amazonas.
Informações por Somar Meteorologia