MG tem dia de chuva e geadas diminuem em estado do Sul

Região Norte continua com chuvas intensas e SP terá dia de calor

02/06/2021 às 07:52 atualizado por Valdecir Cremon - SBA
Siga-nos no Google News

Nesta quarta-feira (2), as temperaturas sobem e não há mais risco de geada na região Sul do Brasil. Volta a chover de forma isolada sobre o sul/sudoeste do Paraná, centro-oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, devido a um sistema de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai e um corredor de umidade que atua desde a região Amazônica até o interior dos três estados.

Também há previsão de chuva com trovoadas sobre o sul de Minas Gerais, enquanto as demais áreas do Sudeste e Sul permanecem com tempo firme. Tempo seco e bastante quente é esperado para o Centro-Oeste, interior do Nordeste e sobre o Tocantins e Rondônia, onde os níveis de umidade relativa do ar podem atingir níveis críticos durante a tarde.

O tempo instável persiste sobre o Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e faixa norte entre o Pará e Maranhão, assim como no litoral desde a Paraíba até a Bahia, e a chuva nestas áreas ocorre de forma mais isolada e passageira. Um ciclone extratropical atua em alto mar, muito afastado da costa e não influencia diretamente nas condições de tempo sobre a região Sul do Brasil. Mas mesmo assim, mantém o mar agitado e há alerta de ressaca  emitido pela Marinha do Brasil entre Chuí (RS) e Laguna (SC), com ondas que podem chegar aos 2,5m de altura.

SÃO PAULO

Ao longo desta quarta-feira, o tempo volta a abrir, o sol aparece entre poucas nuvens e não há mais previsão de chuva na Grande São Paulo, com temperaturas em gradativa elevação ao longo da tarde. Amanhã, a passagem de uma frente fria afastada muda a direção dos ventos e por isso as temperaturas voltam a cair na capital, mas o sistema não é capaz de causar chuva.

Entre sexta e domingo, os termômetros voltam a subir, o sol aparece entre poucas nuvens e não chove. Nesse período, atenção aos níveis de umidade relativa do ar que podem despencar nas horas mais quentes do dia.

TENDÊNCIA

Na sexta-feira e ao longo do final de semana, a novidade fica para o retorno da chuva e dos temporais em parte da região Sul, devido à aproximação de uma nova frente fria combinada a um sistema de baixa pressão atmosférica, que potencializa a formação de nuvens carregadas. Fica o alerta novamente para o risco de ventania, eventual queda de granizo, e volumes elevados de chuva sobre os três estados da região. Destaque também para a intensificação da chuva sobre o litoral da Bahia, que após vários dias com chuva irregular, finalmente receberá precipitações mais significativas.

*Com informações da Somar Meteorologia