MAPA destaca iniciativas para fortalecer florestas plantadas na semana internacional da madeira

O encontro tem como objetivo fomentar um ambiente para a discussão de novas tecnologias e tendências

17/09/2024 às 15:50 atualizado por Roberta Martins - SBA
Siga-nos no Google News

Nesta segunda-feira (16), em Curitiba (PR), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) apresentou suas iniciativas para promover a inovação e a sustentabilidade na cadeia de florestas plantadas durante a abertura da Semana Internacional da Madeira (SIM). O evento, que se estende até 19 de setembro, reúne produtores, empresários e líderes do setor florestal do Brasil e da América do Sul para discutir o panorama atual do mercado, bem como os desafios e oportunidades enfrentados pelo segmento.

O encontro tem como objetivo fomentar um ambiente para a discussão de novas tecnologias e tendências, cruciais para o desenvolvimento e a sustentabilidade da cadeia produtiva da madeira. Lizane Ferreira, secretária-adjunta de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do MAPA, destacou a importância do evento para o setor florestal. Ela enfatizou que as informações obtidas serão valiosas para a formulação de políticas públicas eficazes e para o fortalecimento do diálogo com diversos atores do setor.

Durante sua apresentação, Lizane também destacou o trabalho do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas, que atua como um centro de desenvolvimento de estratégias para o fortalecimento da cadeia produtiva florestal. Entre as iniciativas destacadas estão o Plano Floresta+Sustentável e o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), ambos voltados para a institucionalização e aprimoramento do setor.

A SIM, que começou com o 5º Woodtrade Brazil, é organizada pela Abimci em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Malinovski. A programação inclui a Feira Lignum Latin America, o 6º Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (Encapp) e o 1º Lignum Latin America Talks, além de vários eventos técnicos que complementam a agenda do evento.

 

Fonte: MAPA