Investidores brasileiros poderão emitir CRA
Medida foi autorizada na quinta (30) pelo CMN
Economia
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na quinta-feira (30), a medida que autoriza a emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) corrigidos pelo dólar ou outra moeda estrangeira, por investidores profissionais e qualificados que moram no Brasil.
O CRA é um investimento financeiro brasileiro que converte promessas de pagamento em títulos de renda fixa e lança no mercado financeiro. O emissor que empresta o dinheiro, devolve a quantia com acréscimos de algum rendimento, o mesmo ocorre com o CRA cambial com a correção do câmbio.
O certificado é isento de Imposto de Renda e de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para pessoas físicas. No entanto, não há proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).
O investidor profissional poderá lançar certificados sênior, subordinado mezanino e subordinado júnior, enquanto o investidor qualificado terá acesso somente a certificados sênior e subordinados mezanino. A medida amplia as operações com títulos do agronegócio e diversifica as fontes de recursos usados para financiar o segmento, e sua emissão será gradual.
Com informações Agência Brasil.