Inscrições para torneio leiteiro da Expozebu terminam em 22 de março
ABCZ já realizou 812 mil controles leiteiros oficiais
Mercado do leite
As inscrições para participar do 5º Concurso Leiteiro de Fazenda se encerram em 22 de março. O certame está na programação da 85ª Expozebu, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), de 27 de abril a 5 de maio, no Parque Fernando Costa em Uberaba (MG), considerada a capital mundial das raças indianas.

A entidade, que celebra 100 anos de registro genealógico, promoção e controle das raças indianas no Brasil, dá especial atenção ao leite desde 1976, quando começou o controle oficial de lactações. Até 2017, o número de lactações efetivadas superava 812 mil.
É com base nos dados das mensurações oficiais que a ABCZ desenvolve iniciativas para melhorar os rebanhos de aptidão leiteira em todo o país. Um exemplo é o PMGZ Leite, concebido para desenvolver a genética do Zebu leiteiro.
Torneios, como o que será disputado na Expozebu, reforçam a importância de melhorar o desempenho de vacas em lactação em regime de pastejo, considerado o mais barato para a produção leiteira, principalmente para o pequeno produtor.
As vagas são limitadas a três animais por expositor e por raça. A classificação é feita por faixa de idade. A categoria “Vaca Jovem” é para matrizes com menos de 40 meses. A “Vaca Adulta”, para idade superior à da categoria anterior.
Pelo regulamento, as vacas inscritas deverão ter, em 22 de março, no mínimo 30 e no máximo 90 dias de paridas.

Como será
O certame será realizado na Fazenda Experimental “Orestes Prata Tibery Júnior”, com período total de 20 dias. Do total, 15 dias serão destinados à adaptação, e os outros cinco, para a prova efetiva. Serão realizadas dez ordenhas oficiais. A primeira, em oito de abril; e a décima, em 12 de abril.
A premiação levará em conta o Leite Corrigido para Sólidos Totais (LCST). Também haverá julgamento e premiação do melhor úbere. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]
Estatística do leite
De 1976 a 2017, foram realizados 812.458 controles oficiais de lactações, de acordo com informações da abcz.