Grupo de Sorriso recebe certificado de CRA em dólar
Emissão em moeda estrangeira saiu de mudanças na Lei do Agro, feitas em 2021
Um grupo empresarial de Sorriso, no meio Norte do Mato Grosso, é o primeiro do país a obter a emissão de um CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) em dólar. Utilizado, geralmente, para investimentos em tecnologia, compra de equipamentos e insumos, o certificado era emitido até agora somente em moeda brasileira.
O procedimento mudou com as alterações da Lei do Agro, regularizada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) em 2021 para uso de moedas internacionais.
A Fazenda São Martinho, do Grupo Fuhr, produz milho e soja há mais de 30 anos, e deve investir os recursos na compra de investimentos para aumento da produção.
O diretor da consultoria Cofan - empresa responsável pelo processo de emissão do certificado -, Pablo Padilha, explicou por meio da assessoria de imprensa que 65% de todo o processo de emissão é originário da Cofan, tendo o Banco Bradesco BBI como coordenador Líder e a Eco Agro sendo a securitizadora.
Sorriso é um importante braço do agronegócio no estado, com resultados anuais extremamente positivos. Em 2020, a cidade chegou a R$ 5,3 bilhões em valor de produção, de acordo com o Ministério da Agricultura.