Governo irá regular mercado de proteína a base de vegetais
Proposta é garantir a coexistência das fontes de proteína de origem animal e vegetal
Agronegócio
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irá regular a produção e distribuição dos produtos processados de origem vegetal, conhecidos como plant based, afirmou na última quarta-feira (16), o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), ligado ao Mapa, Glauco Bertoldo.
A intenção da regularização é proporcionar a coexistência das fontes de proteína de origem animal e de origem vegetal.
Os produtos Plant Based são uma classe de produtos compostos unicamente por matérias-primas de origem vegetal e que buscam reproduzir características (como textura, sabor e nutricionais), de produtos de origem animal.
Em relatório final da consulta pública aberta sobre o tema, que compilou interesses dos consumidores e entidades do setor, o consenso é que falta transparência e clareza de informações ao público, principalmente, sobre a denominação do produto, aspectos relacionados à sustentabilidade e benefícios à saúde, além da equivalência nutricional quando comparada à proteína animal.
Segundo o diretor, a preocupação era transformar o país em referência em proteínas alternativas. “Temos plena convicção da coexistência das duas fontes. Ambas vão crescer e há espaço para ordenar esse mercado enquanto ele está crescendo”, disse.
De acordo com Bertoldo, o mercado precisa ser regulado para que concorrência entre os produtos possa ser justa.
Informações por Mapa
Foto de capa: Pixabay