Governo intensifica ações de prevenção aos incêndios no Pantanal e antecipará edital do ‘PSA Brigadas’

Medidas emergenciais incluem ações reforçadas de combate e apoio antecipado, visando proteger o bioma e mitigar os impactos ambientais

03/04/2025 às 10:41 atualizado por Allana Ferrsouza - SBA
Siga-nos no Google News

O secretário adjunto da Semadesc, Artur Falcette, anunciou durante a abertura do Seminário Internacional de Manejo Integrado do Fogo no Pantanal, realizado na manhã desta quarta-feira (2) no auditório do Ministério Público Estadual, que o Governo do Estado intensificará as medidas de prevenção a incêndios florestais na região. O evento, promovido pelas ONGs SOS Pantanal e Onçafari, em parceria com o MP-MS, reuniu especialistas de diversas partes do Brasil e do mundo para discutir os desafios relacionados aos incêndios em Mato Grosso do Sul.

Falcette destacou que o governo está implementando ações focadas em prevenção, combate e responsabilização no contexto dos incêndios florestais. Ele também mencionou a importância do Manejo Integrado do Fogo (MIF), que visa planejar o uso controlado do fogo em áreas críticas do Pantanal e outras regiões do estado.

O MIF tem como objetivo eliminar o material combustível acumulado, como capim e plantas invasoras, que podem propagar incêndios durante a estação seca. O secretário adjunto enfatizou que essa estratégia busca reduzir a biomassa acumulada, diminuindo assim a incidência de incêndios nas áreas afetadas.

Durante o seminário, Falcette anunciou que o Governo do Estado antecipará o lançamento do edital do subprograma PSA “Prevenção e Combate a Incêndios Florestais”. O edital, previsto para ser lançado até o fim de abril, destinará recursos a projetos de prevenção e combate a incêndios, beneficiando comunidades indígenas, organizações da sociedade civil e produtores.

Essas iniciativas permitirão que os beneficiários se formalizem como brigadistas junto ao Corpo de Bombeiros, recebendo apoio financeiro para estruturação, aquisição de equipamentos e capacitação. O secretário também informou que cerca de 150 propriedades rurais no Pantanal foram identificadas como críticas para a ocorrência de incêndios e que o MIF poderá ser implementado nessas áreas.

Para facilitar a adoção do MIF, a Semadesc e o Imasul estão trabalhando na simplificação do processo de licenciamento. Um novo procedimento será lançado em breve, permitindo que os proprietários das áreas mapeadas iniciem seus projetos de forma mais ágil e desburocratizada.

Na programação do seminário, a Semadesc participou de painéis sobre políticas públicas e governança do MIF, com a presença de especialistas como o engenheiro florestal Fábio Bolzan e o Tenente-Coronel Leonardo Congro, assessor Bombeiro Militar.

Informações: Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc)