Governo do RS determina regras para solicitação de GTAs por e-mail ou WhatsApp
Medidas visam aumentar o controle de movimentação animal diante do novo status sanitário para febre aftosa do estado
Pecuária
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul publicou a Ordem de Serviço 001/2021, que estipula regras para a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs) feitas a partir de solicitações via e-mail ou WhatsApp.
As medidas têm por objetivo aumentar o controle da movimentação animal, tendo em vista o novo status sanitário para febre aftosa do estado.
A solicitação de emissão de GTA por e-mail ou por WhatsApp deve ser encaminhada apenas à unidade local – escritório ou inspetoria de defesa agropecuária – que seja responsável pela propriedade de origem.
O horário das emissões das guias de trânsito deve estar de acordo com o horário de funcionamento das inspetorias e escritórios.
Em casos emergenciais, as GTAs podem ser emitidas com comunicação à unidade regional, e as movimentações de saída de eventos seguem sendo emitidas em qualquer horário.
Caso o produtor rural necessite da emissão de GTA fora de horário ou aos finais de semana, recomenda-se a solicitação de cadastramento no Produtor Online junto ao escritório ou inspetoria de defesa agropecuária da localidade.
Pelo Produtor Online, o usuário pode emitir as GTAs independente de dia e horário.
Informações por Secretaria de Agricultura RS