Governo define data para anúncio do Plano Safra 2023/24
Entidades representativas do agronegócio temem por taxas de juros elevadas
O governo federal definiu o dia 27 de junho, às 10h (horário de Brasília) como data de anúncio das regras do Plano Safra 2023/24, mantendo a liberação das informações na última semana do mês, a poucos dias da entrada em vigência. A reportagem do Canal do Boi em Brasília (DF) apurou o valor base do plano será de R$ 400 bilhões. Estarão presentes representantes do Banco do Brasil, CNA, FPA, Abraleite, Abramilho e Abrapa.
O lançamento será dividido em duas etapas, uma delas voltada para a agricultura familiar, no dia 28 de junho, às 10h (horário de Brasília).
O ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) disse à imprensa da capital federal que o governo prepara "compomentes especiais" para o plano, sem revelar detalhes. "Será um dos maiores da história do Brasil, para que a nossa agricultura volte a produzir alimentos", afirmou.
O Plano Safra 2022/23 foi de R$ 340 bilhões.
Teixeira defende que o governo financie mais a agricultura familiar, incluindo produtores assentados, de pequenas propriedades e ligados a cooperativas de trabalhadores. Associações representativas do agronegócio, porém, temem que o governo crie taxas de juros diferenciadas, de acordo com o tamanho do tomador, encarecendo a liberação de recursos para grandes produtores.
Nesta terça-feira (20), Teixeira e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se reúnem com a direção da FPA (Frente Parlamentar Agropecuária), em Brasília, para discutir as reivindicações.
Matéria atualizada às 9h49 (horário de Brasília) para acréscimo de informação