Frio prossegue nesta segunda em estados do Sul do Brasil

Algumas regiões de SC, PR e Rio Grande do Sul devem ter geadas

31/05/2021 às 07:56 atualizado por Valdecir Cremon* - SBA
Siga-nos no Google News

O grande destaque desta segunda-feira (31) é a massa de ar frio predominando no Sul do País e a previsão de geada generalizada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Muitas cidades dos dois estados devem ter mínimas abaixo dos 10°C e com grande potencial de geada em praticamente todo o Rio Grande do Sul e maior parte de Santa Catarina.

Durante A tarde, mesmo com o sol predominando nos dois estados, a máxima não se eleva muito. Já entre o leste e norte do Paraná e metade sul de Minas Gerais o que chama atenção é o céu com mais nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia.

há risco de chuva forte em todo o leste de São Paulo e parte do Rio de Janeiro por conta de uma área de baixa pressão no oceano, assim como em Mato Grosso do Sul. Entre o Nordeste e o Norte, chuva em forma de pancadas em todo o litoral nordestino e nas áreas mais ao norte da Região Norte. No centro do Brasil, tempo firme, quente e seco.

TERÇA-FEIRA 
O frio perde força no Sul e a geada fica restrita à região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, amanhã, terça. No Sudeste a chuva perde força mas ainda chove em forma de pancadas na RMSP, Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, norte paulista, metade sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Uma região de cavado - uma área de baixa pressão não fechada - a 5 mil metros de altitude ajuda nas áreas de instabilidade para provocar a chuva.

Entre o Norte e o Nordeste, praticamente sem mudanças no tempo. Em todo o Centro-Oeste, Sul, parte de São Paulo, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, Tocantins e grande parte do Nordeste, tempo firme.

TENDÊNCIA
A partir de quarta-feira uma frente fria avança de forma bem afastada no oceano na altura da Região Sul, mas chuva apenas no oeste de SC e do PR mesmo assim, de forma fraca e isolada. Por conta do aumento de nebulosidade e da mudança na direção dos ventos, não há risco de geada.

A chuva mais forte na quarta-feira ocorre entre o Norte e o norte do Nordeste. Já na quinta-feira uma nova massa de ar frio começa a ganhar força no Sul e volta o risco de geada no sul gaúcho e nas serras gaúcha e catarinense.

SÃO PAULO
A semana começa com tempo fechado na RMSP com chuva a qualquer hora do dia e até com risco de chuva forte em alguns bairros e no litoral. Tudo isso por causa de uma área de baixa pressão que se forma no oceano. Nas demais áreas do estado, a chuva ocorre em forma de pancadas isoladas. Por conta do excesso de nebulosidade, a máxima não sobe muito no leste de São Paulo.

Amanhã a chuva já começa a perder força mas ainda pode chover na RMSP, parte do litoral, Vale do Paraíba e norte de São Paulo; mas já na quarta-feira o tempo firme volta a predominar em todo o estado.
 

*Com informações da Somar Meteorologia.