Frente fria avança por estados do Sudeste, com temporais
Previsão da Somar Meteorologia mantém alertas de chuvas e ventos fortes
A frente fria que avançou pela costa gaúcha no início desta semana, agora atua de forma estacionária entre São Paulo e o Paraná, nesta quinta-feira (25). Chuva volumosa e temporais são esperados para o leste de Santa Catarina e litoral paranaense. A previsão é da Somar Meteorologia.
No Sudeste a chuva também se espalha e altos acumulados de chuva são esperados para o leste de São Paulo e boa parte de Minas Gerais. Entre o litoral paulista, Zona da Mata e sul de Minas, essa chuva alterna com períodos de muita nebulosidade.
No Centro-Oeste a chuva se espalha, mas os maiores acumulados são esperados para o norte de Mato Grosso e de Goiás. No Norte também deve chover em todas as áreas, com temporais isolados e maiores acumulados entre o Acre e Amazonas. Esses acumulados elevados de chuva na faixa entre o Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste estão associados à formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se configura a partir desta quinta e atua na região pelos próximos dias.
A Zona de Convergência Intertropical também provoca muita chuva entre o Amapá, norte do Pará e no Maranhão.
Nas outras áreas do Nordeste, pancadas isoladas, com exceção do interior da Bahia, inclusive no Recôncavo Baiano, que segue com o tempo firme. Nada de chuva também em grande parte do Rio Grande do Sul. O calor diminui no estado gaúcho, por causa de um sistema de alta pressão que avança após a passagem da frente fria.
Foto de capa: Reprodução/Somar Meteorologia