Frente Fria avança pelo Sudeste brasileiro

A partir do dia 15, as precipitações devem chegar ao estado paulista

12/07/2021 às 05:00 atualizado por AgroClima - SBA
Siga-nos no Google News

A semana começou de um jeito e vai terminar de outro em diversas partes do país. Nos próximos dias, o tempo seco vai dar lugar às chuvas pontuais em alguns estados. O frio registrado neste domingo dará lugar a eventos ainda mais característicos do Inverno. A partir de quarta-feira (14), o tempo começa a mudar em alguns locais, por conta da passagem de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul, que deve atuar no estado gaúcho até o dia 17, com risco de chuvas e até geadas. Já no estado catarinense e no Paraná, as chuvas devem persistir até o dia 22.

Durante a passagem deste sistema, grandes volumes estão previstos para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina com mais de 50 mm acumulados, principalmente nas faixas Sul, Centro e Leste desses estados. As demais áreas da região sulista devem receber por volta de 15 mm de chuva. 

Essa precipitação também deve chegar ao estado de Mato Grosso do Sul a partir do dia 15, mas sem chance para grandes acumulados. As precipitações devem atuar por lá ao longo de 5/10 dias, e não devem se espalhar para os demais estados da região.

No sudeste, a situação é a mesma. Os acumulados só devem atingir o estado de São Paulo, mas com baixa intensidade. 

Para hoje (12), a previsão é de tempo firme na região Sul, com clima mais frio nas primeiras horas do dia, e sol à tarde. 

No Sudeste, tem previsão de chuva em áreas ao norte do Espírito Santo, mas de forma bem fraca e isolada. 

O sol vai predominar também em todo o Centro-Oeste brasileiro. Por lá, a umidade do ar deve ficar muito baixa, com volumes menores que 20% em alguns municípios, o que favorece o aumento no número de registro de focos de incêndio.

Nas áreas de milho segunda safra, o clima impactou a produtividade. Segundo a Conab, as geadas do final do mês passado resultaram em uma queda de 17,5% na produção, se comparada à safra anterior. 

Nos próximos dias, não há expectativa de chuva nas áreas de cana, citros, café e oliveiras no Sudeste brasileiro. No Nordeste, a chuva deve atingir todo o litoral baiano, com maiores acumulados pela costa norte do estado. 

As precipitações também são constantes entre a costa do Sergipe e do Rio Grande do Norte, além das áreas costeiras entre o Ceará e o Maranhão. As chuvas também ficarão mais restritas ao extremo Norte do país. Não deve chover no Tocantins, que passa por um período de estiagem bem prolongado, e pelos próximos dias esse cenário não deve mudar muito.